Estratégia BIO-SAÚDE 2030

GARANTIR A SAÚDE NO FUTURO IMPLICA INVESTIR HOJE EM CIÊNCIAS DA VIDA E BIOTECNOLOGIA

|  Sumário Executivo (versão em português)

|  Executive Summary (english version)

| Documento completo (versão em português)

Dada a importância da presente proposta, estão a ser recolhidas subscrições por parte de todos aqueles que tenham interesse em que estas medidas sejam implementadas futuramente. Para subscrever, clique aqui.

PROPOSTA

A pandemia provocada pela Covid-19 mostrou, mais do que nunca, a importância do conhecimento científico das Ciências da Vida e da Biotecnologia na resposta adequada a crises sanitárias. Diagnosticar infetados, obter dados epidemiológicos e, claro, uma vacina: tudo isto é apenas possível através da Biotecnologia.

Nesse sentido, a P-BIO elaborou um plano estratégico que tem como base o investimento em Ciências da Vida e Biotecnologia. Através de um investimento sustentado e transversal, o Portugal Bio-Saúde 2030 pretende posicionar Portugal como um centro de Investigação e Desenvolvimento em Biotecnologia e Ciências da Vida e um pilar estratégico da capacidade de produção na União Europeia (UE), tornando o nosso país na Fábrica da Europa para a Saúde.

Entre as medidas abrangidas pelo Portugal Bio-Saúde 2030, destaque para: Promoção da Investigação e Desenvolvimento Clínico em Portugal como motor de novo financiamento do SNS; Constituição de uma reserva estratégica de capacidade produtiva para UE em saúde; Promoção do emprego altamente qualificado; Capacitação do tecido industrial da UE através da criação de SME Business European Enhancement Act.

Caso tenha interesse em subscrever a presente proposta, poderá fazê-lo aqui.

VER ESTRATÉGIA COMPLETA